Gato laranja é macho? Vamos dar uma olhada em como isso aconteceu. A coloração do cabelo em gatos ocorre por um gene responsável por isso, transmitido através do cromossomo X. Uma mulher tem dois cromossomos X, enquanto um homem tem apenas um porque o outro que ele tem é um Y.
Portanto, o laranja só aparecerá em gatas se elas tiverem o gene em ambos os cromossomos X, enquanto um gato macho só precisa ter o gene em seu cromossomo X único.
Em termos de probabilidade, os gatos machos são mais propensos a ter essa cor.
Índice
Raça de gato laranja
A maioria dos gatos laranja são SRDs (mestiços), mas algumas raças têm pelagem laranja, como persas e Maine Coons.
5 raças com essa característica
Munchkin
Você conhece Munchkin? A origem da raça tem sido debatida por causa das características físicas do felino: tem pernas curtas, resultado de uma mutação genética. A raça apareceu no Reino Unido em 1944, mas desapareceu no final da Segunda Guerra Mundial.
Nesse sentido, na década de 1980, criadores nos Estados Unidos optaram por cruzar uma gama de gatos de patas curtas e estabeleceram a raça como a conhecemos. Em uma variedade de cores, os Munchkins também podem ser gatos laranja.
Gato da Ilha de Man
O Manx ou Manes é considerado um dos felinos mais antigos, originário da Ilha de Man, no Reino Unido. Por curiosidade, o gato desenvolveu uma mutação que interferiu em sua coluna e fez com que perdesse a cauda. Então, essa característica é passada de geração em geração, então os gatos não têm rabo. Este é um gato laranja, outras cores também podem ser vistas.
Murmurar
Gatos mestiços, ou também conhecidos como raças indefinidas (SRDs), não têm exatamente um pedigree puro, pois aparecem em ruas e abrigos e têm padrões mistos com outras raças. Mesmo assim, não é difícil encontrar um gato laranja entre os gatos de rua, e faz sentido admitir que é uma raça comum entre os gatos laranja.
Gato persa
Muito famoso, o gato persa é uma das raças mais antigas do mundo. Embora suas origens sejam um mistério, recebeu esse nome porque se originou no antigo Império Persa, conhecido hoje como Irã. Foi popular quando chegou ao Reino Unido e quando foi cruzado com outras raças tornou-se o que conhecemos como o gato persa.
Ele vem em várias cores, algumas delas laranja. Podemos notá-lo através de seu expoente mais proeminente, Garfield.
Cauda curta americana
Como o nome sugere, a raça se originou nos Estados Unidos e, mais especificamente, no Arizona na década de 1960. O Bobtail Americano é o resultado do cruzamento entre uma fêmea siamesa e um macho de raça desconhecida, embora se suspeite que seja um gato doméstico de cauda curta. Ele vem em uma variedade de cores, mas os gatos laranja e branco ou manchado de laranja são frequentemente encontrados.
Existe algo especial que devemos prestar atenção nos gatos laranja?
Os gatos laranja são conhecidos por serem muito carinhosos e ativos, o que exige que o dono tome cuidado para não deixá-los sozinhos por longos períodos de tempo. Além disso, os felinos devem se exercitar regularmente para queimar energia. Por isso, vale incentivar brincadeiras e outras atividades para não entediar os animais.
Como o gato laranja geralmente é principalmente macho, ele pode adquirir um comportamento territorial, ou seja, mostrar um pouco de hostilidade na frente de outros animais de estimação. Para evitar isso, a castração é uma opção recomendada, tornando-o naturalmente menos agressivo e mais receptivo a outros animais. Siga nosso Pinterest
Veja mais:
Os gatos ficam com autismo? Gato autismo sintomas
Como que funciona os olhos do gato?
Você ja teve gato peludo?