Pular para o conteúdo

5 doenças mais comuns em pets da terceira idade 

Com o passar dos anos, a idade pode abrir portas para uma série de problemas na saúde de um animalzinho, principalmente nos cachorros. Portanto, preparamos esse artigo para explicar melhor sobre as 5 doenças mais comuns em pets idosos, confira!

De tal forma, mesmo sabendo que o envelhecimento é normal, essa é a fase que exige uma série de cuidados e mudanças na vida de um pet e até mesmo do seu dono. Sabemos que a longevidade de alguns cachorros é algo que imprecisa, porém é necessário reconhecer que quando eles estão idosos eles ficam mais fragilizados e isso faz com que comprometa o seu bem-estar. 

Segundo a veterinária e gerente de produtos da CEVA Saúde Animal Nathalia Fleming “Com os cães convivendo com a gente por mais tempo, começamos a perceber melhor doenças que não eram tão faladas antigamente e que estão muito associadas à questão da idade”. Desse modo, uma das principais doenças que afetam os cães são as doenças cardíacas.

Portanto, se você ainda não tem pets idosos em casa, saber quais doenças podem afetar o seu animalzinho pode ser uma boa opção para te ajudar a prevenir ou evitar doenças mais graves. Mas mesmo que ele seja um cachorro novo e apresente qualquer mudança no comportamento, é necessário levá-lo ao veterinário para uma avaliação, pois algumas doenças podem acontecer precocemente. Veja agora quais são as 5 doenças:

Índice

Doença cardíaca:

As doenças cardíacas quase sempre estão relacionadas a idade do seu cãozinho. Nesse caso, os primeiros sintomas são tosse seca, cansaço em atividades simples. Caso o animal seja diagnosticado precocemente com medicamentos e maneiras correta de cuidar de seu animal poderá ter uma vida normal. Além disso, a identificação desta doença também pode ser feita por um profissional veterinário com exames. A partir do 5 ano do animal o ideal é realizar exames de rotina todos os anos.

Problemas odontológico: 

Esse é o problema mais comum entre os cachorros. O que é mais comum é o acúmulo de tártaro, placa bacteriana, doença periodontal e até mesmo tumores na boca. Também, alguns dentes podem ficar mais fragilizados e quebrarem ou cair, nesse caso a escovação dental é essencial e pode ser iniciada desde filhote. 

Catarata:

A catarata pode ocorrer de forma total ou parcial nos olhos do animalzinho e isso pode fazer com que ele perca a visão. É necessário levá-lo ao veterinário para realizar um diagnóstico e também fazer os exames corretamente. 

Problemas ortopédicos:

A doença ortopédica mais famosa, são: locomoção mais lenta;

dificuldades para acessar locais mais altos;

resistência a passeios mais longos;

mangueiras; e

resistência ao toque na área das articulações em episódios de dor. A melhor forma de evitar essa doença é manter uma dieta equilibrada para que não influencie a obesidade. 

Câncer:

Os pequenos tumores podem ser os primeiros sinais de câncer, isso é super comum em cães idosos, é bom ficar sempre atento a presença de caroços nas axilas, pescoço, barriga e dorso. Além disso, pode ter casos de leucemia e linfomas.

Leia mais: Pets pequenos: Conheça os tipos de pinscher