Pular para o conteúdo

Alimentos proibidos para os pets

A ceia de natal é um momento muito esperado, não só pela confraria em si, mas também pelos pratos típicos de um encontro, mas alguns alimentos proibidos para pets precisam ficar longe do seu cachorro ou gato neste momento de confraternização.

Diversas comidas realçam o paladar de humanos e animais de estimação, mas existe alimentos proibidos para pets que precisam resistir ao olhar do animal.

Comida humana saborosa não é boa para animais de estimação, de acordo com especialistas. É preciso ter cuidado com a alimentação servida aos pets neste aniversário, pois alguns pratos tradicionais podem ser prejudiciais.

Tipos de alimentos proibidos para pets

Como cães e gatos têm corpos diferentes dos humanos, os pratos típicos de Natal podem ser tóxicos para os animais. Sabemos que animais de estimação implorando por comida são irresistíveis, mas consumir esses alimentos pode levar a vômitos, diarreia, fraqueza e até episódios depressivos. Por isso, veja abaixo os alimentos proibidos para pets:

Panetone e chocotone: Ricos em gordura e carboidratos, que podem ser prejudiciais aos animais, principalmente o chocotone. O chocolate é tóxico para os animais e pode até causar sérios problemas neurológicos;

Uvas e passas: frutas e frutas secas podem ser extremamente perigosas para animais de estimação, associada à doença renal aguda;

Tender/Peru/Frango: Embora esses alimentos sejam protéicos e o animal seja carnívoro, essa ave é contraindicada devido aos temperos, condimentos e defumação, principalmente se contiver cebola altamente venenosa, que pode causar anemia severa. Nenhum desses pratos deve ser servido sobre os ossos, pois eles já estão cozidos e, portanto, causam perfuração ou compactação gastrointestinal;

Carambola: Muitas famílias têm o hábito de ter fartura de frutas na mesa, por isso deve-se dar atenção especial a esse tipo de fruta. É venenoso para os animais. Por conter altos níveis de ácido oxálico, pode causar danos aos rins.

Abacate: O abacate é outra fruta que, embora deliciosa, pode ser prejudicial à saúde do seu cão. Isso porque contém uma substância chamada persina, que, embora inofensiva para os humanos, é tóxica para cães, gatos, pássaros e até cavalos, podendo causar problemas intestinais no seu melhor amigo.

Ossos: Embora nossos animais de estimação recebam muita atenção, não é recomendado dar ossos, crus ou cozidos. Além de poder causar irritação estomacal e desequilíbrio da flora intestinal, há alto risco de sufocamento e até perfuração visceral.

Alho e Cebola: são frequentemente encontrados na alimentação humana e podem ser perigosos para os cães. Isso porque ambos contêm substâncias chamadas tiossulfatos, que destroem os glóbulos vermelhos dos animais e podem causar anemia grave.

Tipos de alimentos aprovados para pet

Bem, mas tirando essa lista acima, que tipos de alimentos podem ser ingeridos pelos pets? Veja a lista abaixo:

Abóbora: fonte de betacaroteno, vitamina C, fibras e outros nutrientes, a abóbora é permitida para cachorros! Sirva cozida e em pedaços pequenos, sem nenhum tempero.

Banana: além de deliciosa, a banana faz um bem danado para a saúde dos cachorros! Possui potássio, magnésio e vitamina B6. Os cachorros costumam adorar! Ofereça sempre sem a casca e como um petisco: de vez em quando e em ocasiões especiais.

Beterraba: essa delícia pode ser servida para os cachorros, porém somente cozida e sem tempero. Possui vitaminas A, B e C, e é ótima para aumentar a imunidade do pet. Caso seu amigo tenha diabetes, consulte um veterinário.  A beterraba possui muito açúcar e pode prejudicar a saúde do cachorro.

Brócolis: símbolo da boa alimentação, os brócolis também são ótimos para cachorros! Possui potássio, zinco, ferro e outros nutrientes que vão muito bem na dieta de qualquer pet. Sirva cozido e sem tempero. Alguns cachorros gostam de comer brócolis sozinhos, outros preferem misturar na ração do dia a dia.

Batata doce: a queridinha dos esportistas também entra na lista dos alimentos liberados para cães. É rica em vitamina E, betacaroteno e fibras. Sirva levemente cozida, sem tempero.

Leia mais: Como transportar os pets com conforto