É sempre uma boa ideia socializar seu cachorro fazendo carinho quando você está em público e em casa, mas nem todo mundo sabe como pegar o cachorro no colo de forma correta.
Para pegar cachorro no colo, é preciso se abaixar, encontrar apoio e levantar lentamente. Você também pode usar um colete ou mochila para segurar seu pet. Mas, quais as formas corretas?
6 maneiras de como pegar o cachorro no colo de forma correta
Para te ajudar, separamos 6 dicas na hora de pegar cachorro no colo da forma correta:
1 Agache-se até atingir a altura do cachorro
Aproxime-se do animal pelo lado do corpo para que pareça que você não o está confrontando e ameaçando. Lentamente, dobre os joelhos no chão ou agache-se ao se aproximar.
Mantenha essa posição por alguns segundos e estenda a mão para deixar o pet cheirar você. Se a essa altura o cachorro ficar irritado e começar a rosnar ou morder, é melhor esperar alguns minutos e tentar novamente.
2 Coloque uma mão sob as nádegas do cachorro
Coloque uma das mãos ao redor do bumbum do cachorro e sob o rabo. O objetivo é segurar firmemente o quadril dele com as mãos e os antebraços. É importante segurar com as duas mãos ao mesmo tempo. Mova-se de maneira calculada e eficiente.
3 Coloque uma mão sob o peito do cachorro
Ao mesmo tempo, coloque a outra mão no peito do pet para apoiar a coluna e a frente do corpo e assim pegar cachorro no colo da forma correta.
Se ele estiver se contorcendo um pouco, você também pode alcançar o espaço entre as patas dianteiras e usar o antebraço para ajudar a segurá-lo. Se for fazer isso, leve o outro braço para a frente no quadril para equilibrar a parte externa do corpo do pet.
Muitas pessoas preferem segurar um cachorro com o braço e a mão dominante para segurar a frente do animal. Isso também permite um melhor controle da área da cabeça.
4 Levante-se lentamente até ficar de pé
Outra maneira de pegar cachorro no colo é levantar os joelhos muito lentamente. Levantar-se rapidamente neste momento pode assustar o animal. Ao se levantar, puxe o corpo do seu pet em sua direção até que não haja mais espaço entre vocês.
Segurá-lo contra o seu corpo dará mais estabilidade e deixará o filhote mais confortável. Quando começar a andar, vá devagar e tente não fazer outras coisas enquanto segura para não o derrubar enquanto estiver distraído.
5 Fale com o cachorro em um tom calmo e gentil
Falar palavras positivas e tranquilizadoras em um tom calmo pode ajudar nesse processo. Os cães, em particular, tendem a responder positivamente às vozes de seus donos.
6 Evite agarrar a pele do pescoço do cachorro
Antigamente, ao segurar um cachorro, muitas pessoas agarravam o excesso de pele na parte superior do pescoço do filhote e o levantavam. A prática foi suspensa porque poderia prejudicar os animais de estimação.
Não sacuda ou prenda o cachorro no chão para garantir que ele esteja subjugado, pois isso pode machucá-lo ou ser mordido. Também mata sua conexão. Também não pegar cachorro no colo pelas patas dianteiras. Isso não suporta sua coluna e pode causar muitos problemas de saúde em raças geneticamente predispostas a problemas nas articulações.
Leia mais: Companhia aérea começa a oferecer comida para cachorros no avião