Plantas presentes em casas, jardins e praças costumam realçar a beleza do ambiente. No entanto, mesmo que pareçam inofensivos, algumas são plantas tóxicas para cães e gatos e podem representar muitos riscos para a saúde do seu pet.
O que torna as plantas tóxicas para cães e gatos são as substâncias encontradas nelas. Por exemplo, Anthurium contém oxalato de cálcio como droga principal, que pode causar inchaço da boca, lábios e garganta, dificuldade para engolir, paralisia da língua, salivação excessiva, vômitos e diarreia.
Plantas perigosas para cães e gatos
Na maioria dos casos, a falta de informação dos proprietários é uma das principais causas de intoxicação por plantas, pois muitas pessoas não sabem quais plantas são venenosas para seus animais de estimação. Na maioria dos casos, a via de intoxicação é oral, mas em alguns casos apenas o contato físico é suficiente para causar os sintomas clínicos típicos da intoxicação. Portanto, sua presença em locais públicos ou privados, como dentro de residências, quintais, jardins e parques, pode ser perigosa.
Separamos algumas plantas tóxicas para cães e gatos que causam intoxicações:
Comigo-ninguém-pode: A planta comigo-ninguém-pode é vista como uma planta mística que equilibra a energia dos ambientes e afasta o mau-olhado e a inveja.
Azaleia: Ela tem sido bastante utilizada na decoração não só de casas, mas também de espaços públicos. Isso acontece por causa de sua característica de resistência a situações adversas.
Copo-de-leite: O copo-de-leite representa a pureza e a inocência, associando-se ao sagrado e à paz. Simboliza a calma e a tranquilidade
Espada-de-são-jorge: Para as pessoas que seguem religiões de matrizes africanas, essa planta serve como um amuleto de proteção. Assim como a arruda e a aroeira.
Lírio: O lírio é uma das flores mais conhecidas do mundo, e pode ser usado em arranjos em vasos com água ou plantado no solo.
Violeta: As violetas são plantas que podem ser cultivadas dentro de casa, próximas a janelas ou varandas.
Dama-da-noite: A dama da noite gosta da luz do sol e de ambientes quentes. É a flor perfeita para decorar as sacadas, terraços, varandas e jardins.
Costela-de-adão: A Costela-de-Adão é muito amada, não só pelo seu belo visual, como pela sua fácil manutenção e por se adaptar facilmente a diferentes.
Coroa-de-cristo: A coroa-de-cristo é uma planta muito usada para proteger e demarcar jardins e conhecida pelos seus espinhos e por ter um líquido leitoso e tóxico.
Samambaia: A samambaia é um umidificador natural e exerce um papel importante nas áreas internas e externas em que fica exposta.
Atenção aos sintomas e conheça alguns cuidados
Os sintomas causados pelo envenenamento por plantas tóxicas para cães e gatos podem ser variados. Podem ocorrer perda de apetite, vômitos, diarréia, falta de coordenação motora e equilíbrio, desmaios, convulsões, lesões na boca, alterações cardíacas, etc. Em casos mais graves, pode até levar à morte súbita dos animais.
É muito importante que os cuidadores levem os animais ao veterinário assim que tomarem conhecimento da ingestão das plantas tóxicas para cães e gatos ou notarem sintomas. Para evitar a ingestão acidental, os veterinários recomendam manter as plantas venenosas longe de cães e gatos.
Vale ressaltar também que diversos fatores podem aumentar essa incidência, como curiosidade, tédio, idade do animal e mudanças no ambiente. Por curiosidade e tédio ou dentes novos, os filhotes tendem a se distrair mordiscando bulbos, folhas ou caules e podem engoli-los acidentalmente.
Animais mais velhos, devido às suas respostas metabólicas prejudicadas, e cães jovens, devido ao seu metabolismo imaturo e fraca capacidade de excreção, podem ser mais susceptíveis à intoxicação. Alterações no ambiente, sejam elas físicas ou a introdução de outros animais ou pessoas, podem gerar curiosidade ou perda de apetite, o que pode eventualmente levar à ingestão de plantas é possível envenenamento.
Leia mais: Aplicativo ajuda a encontrar gatos desaparecidos e promete 68% de sucesso