Pular para o conteúdo

Quem é mais amoroso cães ou Gatos?

Índice

Quem é mais amoroso cães ou Gatos? Para mim e muitos gurus, os cães são companheiros fiéis, dedicados e afetuosos, enquanto os gatos são arrogantes, distantes e oportunistas.

Mas esses preconceitos não derivam do antropomorfismo, que nos faz desenvolver sentimentos por cães e gatos sem perceber suas verdadeiras intenções?

Quem é mais amoroso cães ou Gatos?

Como sabemos se o nosso cão nos ama?

Há muito se reconhece que os cães experimentam emoções e podem sentir amor, e mostram isso por meio de vários sinais e comportamentos evocativos.

O amor de um cão é especialmente demonstrado nos sinais visíveis de alegria que mostra quando vê e interage com seu dono.

Outros sinais de amor, como lambidas, promiscuidade física, um olhar muito caloroso, sem falar na lealdade e dedicação de um cão, são fatores que fazem os especialistas dizerem que os cães amam seus donos.

Eles também demonstram seu apego aos seus mestres, concordando em – às vezes – brincar e acariciar, e até dormir ao lado de seus mestres.

O comportamento dos gatos é muitas vezes visto como oportunista para aqueles que pensam que os gatos amam seus donos mais do que os cães, mas essa visão parece ser influenciada por nossa imagem compartilhada deles… 

Cães e gatos: o que a ciência diz?

Recentemente, ouvimos erroneamente sobre um teste científico de amor que mostrou que os cães, em média, amam seus donos cinco vezes mais do que os gatos.

O teste, conduzido pelo cientista Paul Zak, envolveu a medição dos níveis de oxitocina na saliva de 10 cães e 10 gatos antes e antes de brincar com seus donos.

A ocitocina é um hormônio que se acredita ter um efeito em diferentes estados emocionais em humanos e animais, e acredita-se ser responsável pelo comportamento materno.

De acordo com Paul Zak, os níveis de oxitocina podem avaliar o nível de apego, confiança e felicidade que um animal sente na presença de seu dono.

A experiência de Zak mostra que os cães secretam níveis mais altos de oxitocina do que os gatos (57% acima da média dos cães em comparação com 12% dos gatos) na presença de seus donos.

A partir disso, ele concluiu que os cães amam seus donos (ou seja, felicidade e confiança) muito mais do que os gatos, mas ele ressalta que essa experiência mostra que os gatos amam seus donos.

No entanto, para a excitação e consternação dos donos de cães com esses resultados, o experimento só parecia provar uma coisa: Paul Zak era um dono de cachorro.

A ocitocina também desempenha um papel importante na ansiedade e no comportamento agressivo e, de acordo com muitos outros especialistas, identificar o perfil psicológico de um hormônio não é muito crível – seja o que for.

Além disso, a oxitocina é antes de tudo um hormônio “social” e desempenha um papel (para melhor ou para pior) nas interações entre indivíduos em primeiro lugar.

Agora, se há uma coisa que um gato não é, ao contrário de um cachorro, é um animal sociável.

Assim, comparar os efeitos de um mesmo hormônio em duas espécies com comportamentos instintivos diametralmente opostos, sem considerar suas diferenças, apresenta pouco rigor científico.

Sem contar que esse experimento foi realizado em um ambiente desconhecido, o que tende a estressar muito os gatos, que ficam muito ansiosos diante da mudança, ao contrário dos cães que ficam bem em todos os lugares. O mestre está com eles.

Portanto, as grandes questões que parecem incomodar os donos de cães e gatos (geralmente concorrentes) não serão respondidas nesta experiência.

No entanto, geralmente acredita-se que esses dois animais têm afeto por seus donos, mas o expressam de maneiras diferentes.

Em gatos solitários, a expressão da emoção não tem interesse na sobrevivência no estado natural, então o comportamento social não é inato.

Um fator muitas vezes esquecido no processo educacional

É bom educar seu animal de estimação, mas também é necessário considerar protegê-lo dos caprichos da vida.

Para fazer isso, considere comprar um seguro para o seu cão.

Palavras finais e conselhos importantes

Isso economizará contas veterinárias astronômicas em caso de acidente ou doença.