Índice
Chihuahua. Este cachorrinho se destaca por sua fofura, energia e companheirismo
O Guinness World Records considera o Guinness o menor cachorro do mundo, e além de ser o queridinho de muitas celebridades, os Chihuahuas também se destacam por sua fofura.
Mas não se engane, apesar de seu pequeno tamanho, é muito inteligente e esbanja alegria e energia por onde passa.
1 – Chihuahua o passado sombrio
O Chihuahua se originou no México e acredita-se que seja descendente do techichi, um cão que viveu entre os astecas por muitos anos.
Na religião tolteca, o pequeno animal era usado em rituais de sacrifício, pois acreditavam que os chihuahuas poderiam guiar pacificamente as almas dos mortos para o submundo. Além disso, o filhote servia de alimento para os astecas.
2 – Chihuahua x Pinscher
Muitas pessoas tendem a confundir as duas raças, mas na realidade as únicas semelhanças entre elas são seu tamanho e energia. Chihuahuas são fofos, com cabeça chata e podem vir em cores diferentes. Um filhote de Pinscher, por menor que seja, ainda é maior que um Chihuahua.
3 – Chihuahua Longa vida
Além disso, eles têm uma longa vida útil e podem viver até 20 anos. Mas, além de serem obesos, eles também podem ser propensos a infecções nos olhos e ouvidos. Portanto, o professor deve estar atento.
4 – Colorido
Ao contrário dos Bulldogs Franceses, os Chihuahuas podem vir em uma variedade de cores. O American Kennel Club (AKC), que reconhece raças de cães, lista mais de 40 cores oficiais para a raça, permitindo todas as variações, tornando o filhote um campeão em número de cores de pelagem.
5 – Sensível ao frio
Os chihuahuas são animais muito sensíveis e pouco resistentes a baixas temperaturas, ou seja, ficar em locais frios não é recomendado. Portanto, ele não deve dormir ou morar fora de casa. Além disso, é perfeito para viver em apartamento.
6 – Estrela de cinema
A raça é amada por celebridades e fez sucesso em diversas produções de Hollywood, como Legalmente Loira e Lost for Dog. Além disso, o Chihuahua mais famoso é Bell, o cachorrinho pensador da socialite Paris Hilton. Junto com a herdeira, o bichinho participou de campanhas publicitárias e programas de TV.
7 – Muita energia!
Esses filhotes adoram brincar e são muito animados. Como todos os cães, os Chihuahuas precisam de passeios regulares, e 30 minutos por dia é o ideal. No entanto, os instrutores devem estar cientes, pois esses cães tendem a se exercitar até atingir a fadiga máxima.
8 – Adestramento pode ser necessário
Os chihuahuas podem ser um pouco agitados de temperamento, principalmente quando são filhotes, e podem destruir alguns móveis ou objetos da casa. Claro, por causa de seu tamanho, o “dano” não é tão grande, mas não duvide das habilidades do pequeno. Por isso, o adestramento é obrigatório, e os brinquedos para animais de estimação podem ajudar muito.
9 – Eles não são ladradores
Ao contrário dos Pinschers, os Chihuahuas latem apenas quando necessário, ou seja, quando estão alertas. Em alguns casos, eles podem ser tímidos e latir com pouca frequência.
10 – Leal e carinhoso
Filhotes são do tipo que acompanham seus donos para o bem ou para o mal. Muito carinhosos e companheiros, tendem a estar sempre próximos de seus donos, querendo carinho e atenção.
Além disso, eles são ótimos companheiros para viagens e excursões, mas lembre-se de levá-los a lugares amigos dos animais.
Como cuidar de um cão Chihuahua?
Apesar de seu pequeno tamanho, o Chihuahua é considerado um cão muito resistente e com poucos problemas de saúde. De fato, sua expectativa de vida é uma das mais longas entre os cães, chegando a 20 anos.
A saúde do Chihuahua se destaca de duas maneiras. O primeiro são os olhos, que, por sua forma e lacrimejamento excessivo, necessitam de higiene diária com gaze ou algodão e solução salina. Se for esse o caso, você pode cuidar do seu Chihuahua se ele for do tipo de pelo comprido.
Outro aspecto que vale a pena destacar quando se trata de cuidar de um Chihuahua é que este filhote tem uma tolerância muito baixa ao frio. Mesmo temperaturas que nós ou outros animais consideramos amenas podem fazer os pequenos tremer de frio.
Portanto, é necessário comprar roupas mais ou menos grossas, mas que o mantenham aquecido e confortável. Uma boa cama e um cobertor fofo também são essenciais para garantir que ele não se sinta congelado.
Chihuahuas são conhecidos por tremer muito, o que nem sempre é um sinal de resfriado. Situações intensas em que o cão se sente nervoso, ameaçado ou até muito feliz podem ser demais para o pequeno. Evite ao máximo essas emoções excessivas para proteger a saúde e o bem-estar do seu Chihuahua.
Como um cão que vive dentro de casa, mesmo com caminhadas diárias, suas unhas podem não se desgastar o suficiente. Não se esqueça de podar bem, mas não exagere. Os dentes precisam de escovação diária para evitar a típica formação de placa e tártaro.